quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Matéria Intertv Rural dia 09/10/2011

Jovens de 14 à 17 anos estão aprendendo a importância de cultivar legumes, verduras e frutas sem agrotóxico em Casimiro de Abreu. O trabalho faz parte do programa Jovem Agricultor, que está ensinando técnicas de trabalho no campo e de educação ambiental. O grupo é formado por 30 adolescentes de escolas públicas de Casimiro de Abreu. Os jovens que tem entre 14 e 17 anos frequentam o Sítio Agrícola de segunda à sexta-feira, no turno da tarde. As atividades começam com as aulas teóricas sobre os princípios da agricultura orgânica e desenvolvimento sustentável, além de administração rural e corporativismo.


Depois das aulas teóricas, é hora de pegar no pesado. Com pás e enxadas, eles colocam em prática as lições no contato direto com a terra. As tarefas não são fáceis e seguem um cronograma proposto pelos professores, além dos desafios que encontram na natureza. Os jovens não decepcionam e mostram que tem sede de conhecimento, disposição e sabem lidar com diferentes situações.


Em uma estufa é onde são cultivadas mudas de hortaliças. Depois de algumas semanas sob temperatura controlada e irrigação periódica, elas são transplantadas na horta. Verduras, legumes e frutas, são produzidos no esquema de rodízio de culturas em uma área experimental de um hectare.


Alguns desses jovens acreditam que é possível morar e trabalhar na Zona Rural e manter um bom padrão de vida. O estudante Joabe Fredman, de 16 anos, pensa em dar continuidade aos negócios do pai, que cria gado, mas também pretende diversificar as atividades agrícolas na propriedade da família, em função da experiência no curso.


Para permanecerem no projeto, os estudantes precisam comprovar a frequência na escola e boas notas. Toda a produção do sítio tem uma finalidade social, os alimentos são doados à escolas, instituições beneficentes e dividida entre os próprios alunos.


O processo seletivo para uma nova turma do programa Jovem Agricultor em Casimiro de Abreu vai começar em dezembro. Para a turma de 2012, serão abertas 30 vagas para adolescentes entre 14 e 17 anos. Para se inscrever, os interessados devem levar documentos pessoais e dos responsáveis à Fundação Municipal da cidade. Quem quiser outras informações pode ligar para o telefone (22) 2778-1414.

(disponível em: http://in360.globo.com/rj/noticias.php?id=21271)

Nenhum comentário:

Postar um comentário